HSM Banner

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

FJE ACSP: Informativo nº 06 - Setembro/08


No FJE ACSP...


Reunião Ordinária Conjunta: FJE ACSP e FACESP Jovem

O FJE ACSP promove nessa 5ª feira (04/09) a sua 8ª Reunião Ordinária, em conjunto com a FACESP Jovem e contará com a presença do convidado Tom Coelho, publicitário e economista que apresentará a palestra "O que não se aprende na escola: Lições do passado para construir o seu futuro". O evento contará com a participação dos integrantes das Coordenações dos Núcleos de Jovens Empreendedores que compõem a FACESP Jovem que estarão em São Paulo para a realização de um workshop. Participe! A entrada é franca.


8ª Reunião Ordinária (Gestão 2008/2009)

Data: 04 de setembro (5ª feira) às 17h

Local: Sede da ACSP (Rua Boa Vista, 51 - 9º andar - Centro)

Palestra: O que não se aprende na escola: Lições do passado para construir o seu futuro

Convidado: Tom Coelho


Nos Núcleos...


Programa Iniciação Empresarial: Abrir ou gerir uma empresa é a sua iniciativa. Capacitar você é a nossa contribuição!

A parceria entre o FJE ACSP e o Sebrae visa promover a capacitação de empresários, empreendedores, universitários, colaboradores e parceiros através de cursos e oficinas em temas como Empreendedorismo, Estratégia, Marketing, Planejamento e Gestão de Negócios.

As oficinas são realizadas em 1 dia, com até 4h de duração e a participação é gratuita. Os cursos duram de 3 a 5 dias, com até 4h diárias, de acordo com o tema e têm um custo de R$ 50,00 por participante. As turmas têm vagas limitadas em 30 participantes. Garanta já o seu lugar!

Consulte a programação para o mês de setembro e participe no Núcleo Distrital mais perto de você!
Para mais informações clique aqui


Na FACESP Jovem...


Workshop "Nossas Entidades" marca nova fase da FACESP Jovem

A FACESP Jovem está sendo reativada e para marcar esse momento de integração será realizado o Workshop “Nossas entidades” nessa 5ª feira (04/09), na sede da Associação Comercial de São Paulo. O evento será uma forma das lideranças dos Núcleos do interior conhecerem melhor as propostas e metas da Facesp Jovem. Na abertura, Alessandra Ferreira, coordenadora da FACESP Jovem, apresentará a sua equipe e o projeto Jovens Líderes Associativos. Na seqüência, o Superintendente da FACESP, Natanael dos Anjos, apresenta a estrutura e os objetivos da entidade. Já Taicir Khalil, da área de tecnologia, expõe os serviços e convênios geridos pela FACESP no estado de São Paulo. Além disso, haverá uma palestra do presidente da FACESP e da ACSP, Sr. Alencar Burti, sobre as motivações para se investir no jovem; Marcel Solimeo, Superintendente Institucional da ACSP irá apresentar o histórico e a missão da entidade.

O encerramento da programação prevê a participação de todos na Reunião Ordinária Conjunta, promovida pelo FJE ACSP e pela FACESP Jovem, que contará com a palestra de Tom Coelho, um dos conferencistas mais requisitados da atualidade que apresentará o tema: “O que não se aprende na escola – lições do passado para construir o seu futuro".


Na mídia...


Sete perguntas que pequenos e médios empresários não podem deixar de fazer ao entrevistar um candidato a um cargo estratégico: (Por Cecília Abatt – Portal Exame PME)

É comum que donos de pequenas e médias empresas encontrem a mesma dificuldade quando precisam contratar profissionais para postos-chave: diante de mais de um candidato com boas qualidades, como escolher aquele com maior chance de formar vínculos duradouros e que se fortaleçam durante o crescimento dos negócios? Mesmo que conte com o apoio de um departamento ou de uma assessoria de recursos humanos, a palavra final para contratações importantes cabe ao empreendedor. Para ajudar pequenos e médios empresários nessa etapa, EXAME PME ouviu especialistas em carreira e contratação para saber quais são as características fundamentais que um pequeno ou médio empresário deve ser capaz de identificar num candidato a um cargo estratégico. O resultado é este roteiro simples e objetivo. (Leia mais).


Na cabeceira...


Relatório do GEM mostra que o Brasil está na 9ª posição no ranking mundial de vocação empreendedora.

Comemorando dez anos de existência, o relatório do GEM (Global Entrepreneurship Monitor) 2007 traz uma série de informações relevantes para avaliar o crescimento do empreendedorismo no Brasil.

Uma das novidades é a Taxa de Empreendedores em Estágio Inicial (TEA) que está em 12,72%, ou seja, em cada 100 pessoas avaliadas cerca de 13 brasileiros desenvolviam alguma atividade empreendedora,segundo o estudo. Essa TEA brasileira é semelhante à média dos últimos sete anos (12,83%), e coloca no Brasil na 9ª posição no ranking mundial de vocação empreendedora perante 42 países pesquisados. O relatório também aponta que a maioria dos empreendedores brasileiros (84,4%) não espera atuar no mercado internacional e que 11,6¨% dos empreendedores iniciais deve ter no máximo, 24% de consumidores estrangeiros o que demonstra que o foco ainda é fortalecimento no mercado interno.

Outro dado relevante é que a partir de 2003, empreender por oportunidade retomou o crescimento até atingir em 2007 o valor de 57% da população empreendedora. Dentre as atividades em destaque, o foco são as atividades relacionadas aos serviços prestados ao consumidor. Conheça o Relatório do GEM 2007: (Leia mais)


Na redação...


Participe você também da próxima edição do Informativo FJE ACSP:

Você pode colaborar com a jornalista Penélope Santos na elaboração desse informativo. Envie suas dicas, sugestões ou notícias interessantes sobre o movimento de jovens empreendedores para o e-mail: fjeacsp@gmail.com. A próxima edição está programada como: Edição 07 (Fechamento: 12.09 e Publicação 16.09). Participe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário