HSM Banner

terça-feira, 14 de outubro de 2008

FJE ACSP: Informativo nº 09 - (14 a 27Out08)

HTML clipboard

No FJE ACSP:


O Programa Iniciação Empresarial entra em sua 10ª semana:

Em sua 10ª semana a parceria do FJE ACSP com o Sebrae-SP promove de 20 a 24 Out. (2ª a 6ª feira), das 18h30 às 22h, o curso: Auto-desenvolvimento - Como se tornar um líder eficaz, na Sede Distrital Centro.

No dia 23 Out. (5ª feira) é a vez da oficina: Desenvolva a sua empresa, no mesmo horário, na Sede Distrital Pirituba.

As vagas são limitadas. Garanta já o seu lugar! Clique aqui e faça a sua inscrição online.


Nas Distritais:


Fazer MBA? Porquê? Aqui ou no exterior? Quais as vantagens? E os benefícios?

Venha responder a essas e outras questões no seminário: MBA: Mitos e verdades; promovido pelo FJE ACSP Distrital Pinheiros em parceria com a BI International. Será no próximo dia 22Out (4ª feira) à partir das 19h na Sede Distrital Pinheiros da ACSP (Rua Simão Alvares, 517 – Pinheiros).

Confirme sua presença através do telefone (11) 3014.1019 ou pelo e-mail: fsabino@biinternational.com.br, informando seu nome e fone para contato.


Na Conaje:


Congresso da Conaje deve reunir esse ano mais de 3 mil pessoas em Goiânia (GO)

Jovens empresários de todo país participarão do 14º Congresso Nacional de Jovens Lideranças Empresariais & Expo-AJE, que será realizado no Centro de Convenções de Goiânia, entre os dias 26 e 28 de novembro. O evento, que tem como tema O Centro dos Negócios, visa contribuir efetivamente para uma nova forma de empreendedorismo do jovem empresário. Para o 14º Congresso Nacional da Conaje são esperados mais de três mil participantes, que buscam desenvolver um intercâmbio de conhecimentos e experiências por meio de palestras, debates e conferências. Será disponibilizado ainda um link na internet onde os mais de 20 mil associados da Conaje poderão participar do Congresso virtualmente, diretamente de suas cidades.

O Congresso tem como principal objetivo formar jovens lideranças e fomentar o empreendedorismo por meio do debate sobre novas oportunidades com a presença de grandes empresários brasileiros. O evento é realizado pela Associação de Jovens Empresários de Goiás (Aje Goiás), promovido pela Conaje e apoiado por todas as 23 Aje’s do país.

Mais informações, acesse: http://www.centrodosnegocios.com/


Na mídia:


Sebrae-SP apresenta as oportunidades para as MPEs até 2015

Do ano que vem até 2015, as oportunidades para micro e pequenas empresa estarão voltadas para a expansão de serviços, para o aumento da escolaridade, renda, faixa etária e acesso dos empreendedores brasileiros à internet. O estudo “Cenários” Observatório das MPEs do Sebrae-SP também prevê aumento da participação das mulheres no empreendedorismo e as novas oportunidades de negócios. Esse levantamento pode ser um instrumento importante para que o empresariado possa detectar antecipadamente as ameaças e oportunidades para ser bem-sucedido em sua atividade. Para acessar a íntegra do estudo, clique aqui.


Teste as suas habilidades durante uma negociação

A Revista Você S.A trouxe um teste para medir até que ponto você sabe levar uma negociação que seja proveitosa para ambas as partes. Com situações hipotéticas, a idéia é saber como você se sai em negociações em ambientes de pressão e de alta competitividade. Além do teste, a revista traz dicas importantes para que possa melhorar suas habilidades negociais. Boa sorte!


Venda sua idéia em 12 minutos

Com cotidiano agitado, é cada vez mais imprescindível ser direto e sucinto nas apresentações. Afinal, não basta uma idéia inovadora, é preciso mostrá-la com eficiência para convencer investidores e instituições a apoiarem o seu projeto. Por essa razão, a revista Exame PME criou um roteiro para ser cumprido em 12 minutos — padrão em boa parte das apresentações, para que você possa contar quem é você, porque a sua idéia é boa e até como pretende gerir os recursos que estão sendo captados. Além disso, você poderá aprender com as experiências de outros empreendedores consultados pela revista os erros mais comuns e que podem ser prejudiciais em uma rodada de negócios. Vale a pena conferir!


Crise financeira não afeta imediatamente as MPEs

A crise que abalou a economia mundial nos últimos dias e que tem afetado as bolsas do mundo todo criando um clima de instabilidade pode não vir a prejudicar os micro e pequenos empresários, pelo menos nesse primeiro momento. Essa é a previsão de Ricardo Tortorella, diretor superintendente do Sebrae-SP, que acredita que as micro e pequenas empresas serão as últimas a sentir o aperto de crédito. A declaração foi dada no Jornal Folha de São Paulo, coluna Mercado Aberto (12-10-08). “As MPEs sempre tiveram dificuldades para obter o crédito tradicional e isso é uma defesa. Elas buscaram outras opções de crédito, como o microcrédito”, explica. Para o executivo, essa decisão está protegendo da crise, pois a concessão de microcrédito conta com verbas orçamentárias e com retorno de operações contratadas.


Na cabeceira:


Mais do que uma motocicleta – a trajetória da liderança na Harley Davidson

Autor: Rich Teerlink - Editora: Qualitymark (R$39,00)


Neste livro você vai conhecer toda a história da Harley Davidson Motor Company, assim como todas as dificuldades e transformações que passou ao logo desses anos. Os autores mostram nesta obra como conseguiram reerguê-la por meio de uma série de mudanças estruturais, criando objetivos organizacionais claros e gerindo pessoas competentes e fizeram da marca um case de sucesso.

Leia mais


Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor

Autor: Idalberto Chiavenato - Editora: Saraiva (R$ 52,90)


O ambiente empresarial é marcado por muitas mudanças e oportunidades, assim como riscos e ameaças, e o grande desafio do empresário é gerenciar todas essas variáveis. Com uma linguagem clara e simples, o livro é disposto em capítulos específicos, que vão desde as decisões iniciais e básicas para começar o próprio negócio ou desenvolver intensamente as atividades, passando por planejamento, organização, contratação de pessoal, chegando às maneiras de sustentar a lucratividade a longo prazo.

Leia mais


Na academia:


A dica de leitura nessa edição é o artigo ERP – ENTERPRISE RESOURCE PLANNING “COMO ESCOLHER O MELHOR PARA UMA EMPRESA”, publicado na RAI - Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 5-19, 2004.


Resumo: A estabilidade econômica vivida pelo Brasil aliada ao processo de globalização iniciada nos anos 1990 obrigou as empresas a serem mais competitivas para enfrentar os desafios da nova ordem mundial. Investimento em novas tecnologias foi um dos caminhos adotados para a modernização. O mercado brasileiro, assim como o mundial, dispõe de ferramentas de alta tecnologia. Quando bem selecionadas e bem utilizadas essas tecnologias ajudam as organizações a atingirem seus objetivos estratégicos. Este trabalho tem a finalidade de sistematizar informações sobre a validação e o processo de escolha de Sistemas Integrados de Gestão, denominados de Enterprise Resource Planning – ERP. Com base na experiência profissional do autor, no levantamento de informações junto a especialistas e na revisão bibliográfica, constatou-se que esses sistemas atendem aos critérios de excelência do Prêmio Nacional de Qualidade e que o processo de escolha deve ser conduzido por um Grupo de Projeto que consiga priorizar as funcionalidades essenciais ou estratégicas da empresa. Os Sistemas de Gestão Empresarial não são uma solução em si. Como toda ferramenta, o usuário necessita conhecer o seu potencial para tirar dela o que de melhor tiver a oferecer. Procuramos demonstrar que a responsabilidade pelo sucesso da utilização de um ERP é da organização, representada pelos colaboradores responsáveis pela sua implantação, e não do fornecedor. Quando as atividades de cada etapa de um projeto, como a da seleção e implantação de um ERP são realizadas com profissionalismo e responsabilidade, o sucesso é o produto final.

Palavras-chave: Gestão empresarial; Globalização; Tecnologia da informação.


Para acessar o artigo na íntegra, clique aqui


Editado por: Comissão de Comunicação do FJE ACSP (fjeacsp@gmail.com)

Jornalista Responsável: Penélope Santos (Mtb: 68.797)

HTML clipboardHTML clipboard

Nenhum comentário:

Postar um comentário