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terça-feira, 21 de abril de 2009

FJE ACSP: Informativo nº 14 (22Abr a 05Mai)

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No FJE ACSP:

Nova Identidade Visual

O FJE ACSP inicia a gestão 2009/2011 já com a sua nova logomarca.

No ano em que completa 25 anos, o FJE ACSP adota a sua nova identidade visual, seguindo a consolidação da imagem institucional promovida pelo Depto de Marketing da ACSP.

O conceito adotado segue a essência do ideal da ACSP que é unir os setores empresariais e trabalhar na defesa da livre iniciativa. Segundo Isabel Guimarães, Gerente de Marketing da ACSP, o novo design da logomarca apresenta a ACSP como o mastro e a bandeira da livre iniciativa sendo representados por seus conselhos e comissões, entre elas o FJE ACSP. Segundo Nilson de Paiva, Assessor Executivo do FJE ACSP, a adoção da nova identidade será feita gradativamente com o início das atividades da nova gestão (2009/2011).


Nos Núcleos:

Início da nova gestão nas Sedes Distritais

Estão programadas para o mês de abril as cerimônias de posse das novas Diretorias das Sedes Distritais da ACSP para a gestão 2009/2011. Com o início dos trabalhos, as Coordenações dos Núcleos do FJE ACSP serão submetidas à aprovação dos novos superintendentes para que possam iniciar as atividades após o processo de integração realizado em fevereiro de março.

Veja a seguir o calendários das próximas cerimônias de posse:


Regional Oeste: 28Abr (3ª feira) 19h30: Sedes Distritais Butantã, Lapa, Noroeste e Pinheiros

Local: Espaço Armazém (Rua Jaguaré Mirim, 164 - Vila Leopoldina - Próximo a Central dos Correios)


Regional Sul: 29Abr (4ª feira) 19h30: Sedes Distritais Ipiranga, Jabaquara, Santo Amaro e Sudeste

Local: Esporte Clube Banespa (Rua São Sebastião, 276 – Trav. Av. Santo Amaro)


Na Facesp Jovem:

Início da nova gestão

A FACESP Jovem promoverá cerimônia de posse no próximo dia 18 de maio (2ª feira) às 17h na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Na oportunidade serão empossados a Coordenação da FACESP Jovem, assim como as Coordenações dos Núcleos de Jovens Empreendedores, do FJE ACSP e os seus respectivos Núcleos das Sedes Distritais da ACSP. Para a Coordenadora da FACESP Jovem Alessandra Ferreira os trabalhos de planejamento realizados até o momento visam oferecer instrumentos para a consolidação dos núcleos em todo o estado e desenhar as ações a serem desenvolvidas ao longo do biênio 2009/2011. Ainda, segundo Alessandra, "É preciso atentar para as expectativas e determinação dos jovens que integram o movimento no estado de São Paulo. A cerimônia de posse será o início do processo de consolidação da integração promovida pela FACESP Jovem com todos esses núcleos".


Na Conaje:

A Conaje, através da sua Diretoria de Projetos (Rodrigo Ronsoni), desenvolveu um levantamento junto grupos que compõem o movimento de jovens empresários e empreendedores nos estados com vistas a obtenção de informações para o desenvolvimento da próxima edição do Empreendente junto ao Sebrae.


O estudo contou basicamente com questões que envolvem as 03 dimensões de atuação do associativismo empresarial:Capacitação, Relacionamento e Representatividade; além de obter alguns dados sobre a caracterização dos integrantes do movimento nos estados. Para Ronsoni, os resultados apresentados apontam o caminho a ser seguido na concepção do projeto para atender as demandas específicas apresentadas pelos integrantes do movimento em cada região.


O estudo apresenta em linhas gerais a composição do movimento como sendo de integrantes que possui idade entre 21 e 35 anos (72,5%), com a maior freqüência na faixa dos 26 aos 30 anos (32,6%). São jovens empreendedores que possuem uma alta taxa de escolaridade, sendo 23,8% com Ensino Superior Completo e 33,3% com Pós Graduação Completa.


Os empreendimentos desses jovens estão concentrados no setor de Serviços (49,3%) e Comércio e Serviços (18,4%), sendo que 31% das empresas já existem a mais de 3 anos. O porte dos empreendimentos concentra-se nas chamadas Micro e Pequenas Empresas (MPEs), com 78,4% de participação, sendo 41,4% de micro e 37% de pequenas empresas.


Um dado interessante sobre esses empreendedores é que 61,8% iniciaram os negócios a partir da identificação de uma oportunidade, com 17,6% assumindo os negócios da família (herdeiros/sucessão) e apenas 11,8% empreenderam por oportunidade.

Sobre as expectativas desse jovens empreendedores junto ao associativismo empresarial destaca-se a busca por ações de Relacionamento Empresarial (46,1%) e de Capacitação (37,3%), como as principais necessidades para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Ações essas, que segundo Ronsoni, deverão ser priorizadas na elaboração dos próximos projetos do Empreendente pelos grupos nos estados.


Para o presidente Marcelo Azevedo, a iniciativa é interessante por apresentar alguns recortes sobre a caracterização do movimento em todo o país, servindo como um excelente teste para a elaboração do Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro que deve ter início no próximo mês e visa apresentar na próxima edição do Congresso Nacional em Recife (Dez/2009) um retrato do jovem empreendedor brasileiro no âmbito da Conaje

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