HSM Banner

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

FJE ACSP: Informativo nº 08 - Outubro/08

HTML clipboard

Nos Núcleos:


Programa de Iniciação Empresarial FJE ACSP e Sebrae mostra os primeiros resultados. Empreendedores participam dos Cursos e Oficinas e incentivam colaboradores a investir na capacitação profissional

A realização de Cursos e Oficinas nos Núcleos Distritais do FJE ACSP, por meio da parceria com o Sebrae, tem levado muitos empreendedores a se capacitar. Implantado em agosto deste ano, o Programa de Iniciação Empresarial já começou a apresentar os primeiros resultados e cada vez mais há uma adesão maior. Com um gama de temas pertinentes ao cotidiano do empresariado, muitos participantes estão dispostos a encontrar brechas nas suas agendas atribuladas para voltar para sala de aula e trocar experiências. E o que é melhor: como eles estão gostando da dinâmica e do conteúdo dos cursos, eles têm incentivado os próprios funcionários a aproveitar essa oportunidade de se atualizar. João Calil, coordenador do FJE ACSP Núcleo de São Miguel, já participou de algumas oficinas e até estimulou a sua mulher a fazer o mesmo. Para ele as aulas do Programa reúnem um público bastante heterogêneo: pessoas que sonham em ter um negócio próprio, mas não sabem como começar, funcionários públicos; estudantes com visão empreendedora tornando as aulas ricas em conhecimento e bastante produtiva. Eduardo Nieves, coordenador do FJE ACSP Núcleo de Pinheiros, resolveu participar dos cursos até para poder indicar melhor para seus integrantes. Sócio de um escritório de advocacia há cinco anos, ele afirma que o Curso Capacitação e Motivação e a Oficina Planeje a sua empresa foram muito estimulantes para o seu dia-a-dia. A empresária Silvia Regina, que possui uma locadora há 20 anos, está adorando esse processo de atualização proporcionado pelo Programa e já planeja levar o seu gerente para investir na capacitação no Núcleo de Pinheiros. Sérgio Barros, sócio da Império Tecnologia, empresa que desenvolveu o sistema que recebe as inscrições dos participantes online incentivou seus funcionários a participarem dos cursos, como a auxiliar administrativa Gicélia dos Santos Barros que fez a Oficina Fluxo de Caixa. Para ela foi uma oportunidade bastante enriquecedora. “Foi ótimo para eu me atualizar, principalmente sobre as ferramentas e as melhores práticas de gestão financeira”, explica.

Para Nilson de Paiva, assessor executivo do FJE ACSP, a parceria com o Sebrae é fundamental sob dois aspectos: capacitação e associativismo. Enquanto um estimula o conhecimento o outro oferece um ambiente favorável ao seu desenvolvimento. As atividades continuam até novembro nessa primeira etapa e os interessados podem conhecer a programação no site, que acontece nas 11 sedes distritais da ACSP.


Para consultar a programação de atividades clique aqui


Na mídia:

A tecnologia a serviço do pequeno empresário

Cada vez mais surgem tecnologias para ajudar o pequeno empresário a gerir melhor o seu negócio. São desde ferramentas para reduzir a conta de telefone, ampliar vendas, melhorar o processo de gestão até gerenciar pessoas. No link você terá 40 perguntas e respostas sobre as melhores dicas e até um teste para que possa diagnosticar como se encontra a sua empresa no que diz respeito ao uso eficaz dos recursos tecnológicos. Leia mais


Atitudes que podem levar o seu negócio à ruína

A idéia de reunir essas dicas não é ser pessimista, mas alertar que a somatória de comportamentos errados no dia-a-dia podem comprometer muito o sucesso do seu negócio, por isso o Sebrae apresenta os erros cometidos pelos empresários para que possam avaliar o futuro da empresa e se por acaso estiver adotando alguma delas. É mellhor parar já, antes que seja muito tarde. Leia mais.


O que muda com a lei de estágios

Com a sanção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o pequeno empresário precisa ficar atento à legislação que regulamenta a atividade do estagiário. A lei que entrou em vigor na última sexta (26-09) prevê bolsa-auxílio e vale-transporte também para os casos de estágio não obrigatório e férias remuneradas de 30 dias. Portanto, se você costuma buscar estagiários para ajudá-lo no trabalho, veja quais são os direitos previstos para que possa se adequar às novas exigências legais. Leia mais


Na cabeceira:


Os primeiros 90 dias – Estratégias de sucesso para novos líderes

Michael Watkins Editora: Artmed/Bookman Preço:R$46,00

Este livro é o seu guia para agir rápida e eficientemente em períodos críticos de transição na carreira, não importa se pela primeira vez está assumindo um cargo de gerência ou é o novo CEO. "Os Primeiros 90 Dias" apresenta estratégias comprovadas que encurtarão em muito o tempo necessário para alcançar o ponto de equilíbrio entre saber o quanto a organização precisa de você e o quanto você precisa dela. Mais detalhes.


Na academia:


Benditas sejam as marcas... Amém!

Ativo valioso e um diferencial nas transações entre empresas, a marca pode ultrapassar a dimensão do amor de seus consumidores, conquistando sua idolatria, como as religiões conquistam devotos. Há uma lacuna no que se refere a estudos acadêmicos na área de marketing que abordem de maneira aprofundada a semelhança entre marca e religião. Algumas marcas deixam de ser vistas apenas como um nome para tornarem-se um estilo de vida, atingindo uma ligação religiosa com seus consumidores. Foi realizada uma comparação reflexiva entre marca e religião utilizando a marca Coca-Cola, globalmente conhecida e primeira no ranking das marcas mais valiosas do mundo, segundo a Interbrand (2007). Observou-se que os consumidores que idolatram a marca Coca-Cola, além de propagá-la ao mundo, sentem-se parte dela e podem até influenciar suas ações estratégicas. Marcas, que são idolatradas como a Coca-Cola, possuem características similares as de uma religião: líderes carismáticos, símbolos, ícones, histórias e mistérios. Diante disso, observa-se que as religiões têm seguidores que crêem em suas proposições e se identificam com elas e, juntos, esses devotos compartilham seus sentimentos e crenças, unidos a adorar um único deus. Esse deus pode ser comparado à marca. Este artigo é um ensaio e foi realizado por meio de um levantamento bibliográfico e foi apresentado no XI Semead (FEA USP) em agosto/2008. Acesse aqui o arquivo na íntegra.


Na redação:

Participe você também da próxima edição do Informativo FJE ACSP.
Você pode colaborar com a jornalista Penélope Santos na elaboração desse informativo. Envie suas dicas, sugestões ou notícias interessantes sobre o movimento de jovens empreendedores para o e-mail: fjeacsp@gmail.com. A próxima edição está programada como: Edição 09 (Fechamento: 10.10 e Publicação 14.10). Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário